sábado, 9 de maio de 2009

Rapidinhas

Aquecimento global






Muito bem bolado esse vídeo, não? Não é exagerada a comparação: o habitat de milhares (sim, milhares) de espécies já foi destruído. E o aquecimento global é um problema tão constante que dele nos esquecemos (assim como os escândalos políticos brasileiros, embora estes não sejam tão grave quanto o derretimento das calotas polares). Enchentes no nordeste (Maranhão, Piauí) e seca extrema aqui no Rio Grande do Sul. Algo estranho, não? As mudanças climáticas, dentre as quais se enquadra o aumento na temperatura do planeta, estão só começando. A natureza reage ao homem, ser passageiro na Terra, que em pouco tempo, considerada a história do planeta, fez estragos demais. Mas não temamos pelo planeta: ele já passou por períodos de modificações extremas até chegar aos dias de hoje. E continua se modificando. O homem é que, se continuar no ritmo frenético do chamado desenvolvimento, acabará destruindo a si mesmo. Alguém duvida? Sem maiores delongas: não precisamos de tanto. Viver em harmonia com a natureza pode não ser tão prático, mas é mais prazeroso. Pena que as novas gerações não estejam nem experimentando tal interação.



Gilmar Mendes e a imagem da Justiça brasileira



Para alguns, Gilmar Mendes é o maior constitucionalista brasileiro. Para outros, um Ministro do Supremo Tribunal Federal que aparece mais do que deve e protege os podero$o$ em seus julgamentos, além de ser político demais e possuir um passado nebuloso. Trata-se de impressões corriqueiras a quem acompanha as notícias de âmbito nacional e, principalmente, as do âmbito jurídico. Tudo veio à tona na recente discussão entre ele e o Ministro Joaquim Barbosa, que afirmou que Mendes estaria destruindo a imagem do Poder Judiciário. Quem não assistiu, não pode deixar de fazê-lo:
http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA



Para mim, assim como para muitos, Barbosa mostrou que ainda há juízes no Brasil. Mendes, embora não possa ser acusado, fundamentadamente, de parcial, deixa dúvidas sobre seu modo de agir. E, como disse Cícero, "não basta à mulher de César ser honesta: ela tem que parecer honesta". Não é o caso de Mendes, como demonstra o e-mail que recebi ontem, sobre 25 perguntas a serem respondidas por Mendes. Segue abaixo:



"25 Perguntas a Gilmar Mendes (Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil)
1.O sr. sabe algo sobre o "assassinato" de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes, por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?
2.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2000, quando o sr. era advogado-geral da União?
3.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2004, quando o sr. já era ministro do Supremo Tribunal Federal?
4.Quantas vezes o sr. acompanhou ministros de Fernando Henrique Cardoso a Diamantino, para inauguração de obras?
5.O sr. tem relações com o Grupo Bertin, condenado em novembro de 2007 por formação de cartel? Qual a natureza dessa relação?
6.Quantos contratos sem licitação recebeu o Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual o sr. é acionista, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso?
7.O sr. considera ética a sanção, em primeiro de abril de 2002, de lei que autorizava a prefeitura de Diamantino a reverter o dinheiro pago em tributos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, da qual o sr. é um dos donos, em descontos para os alunos?
8.O sr. tem alguma idéia do porquê das mais de 30 ações impetradas contra o seu irmão, ao longo dos anos, jamais terem chegado sequer à primeira instância?
9.O sr. tem algo a dizer acerca da afirmação de Daniel Dantas, de que só o preocupavam as primeiras instâncias da justiça, já que no STF ele teria"facilidades" ?
10.O segundo habeas corpus que o sr. concedeu a Daniel Dantas foi posterior à apresentação de um vídeo que documentava uma tentativa de suborno a um policial federal. O sr. não considera uma ação continuada de flagrante de suborno uma obstrução de justiça que requer prisão preventiva?
11.Sendo negativa a resposta, para que serve o artigo 312 do Código de Processo Penal segundo a opinião do sr.?
12.Por que o sr. se empenhou no afastamento do Dr. Paulo Lacerda da ABIN?
13.Por que o sr. acusou a ABIN de grampeá-lo e até hoje não apresentou uma única prova? A presunção de inocência só vale em certos casos?
14.Qual a resposta do senhor à objeção de que o seu tratamento do caso Dantas contraria claramente a *súmula 691* http://www.dji/. com.br/normas_ inferiores/ regimento_ interno_e_ sumula_stf/stf_ 0691a0720. htmdo próprio STF?
15.O sr. conhece alguma democracia no mundo em que a Suprema Corte legisle sobre o uso de algemas?
16.O sr. conhece alguma Suprema Corte do planeta que haja concedido à mesma pessoa dois habeas corpus em menos de 48 horas?
17.Por que o sr. disse que o deputado Raul Jungmann foi acusado "escandalosamente" antes de que qualquer documentação fosse apresentada?
18.O sr. afirmou que iria chamar Lula "às falas". O sr. acredita que essa é uma forma adequada de se dirigir ao Presidente da República? O sr. conhece alguma democracia onde o Presidente da Suprema Corte chame o Presidente da República "às falas"?
19.O sr. tem alguma idéia de por que a Desembargadora Suzana Camargo, depois de fazer uma acusação gravíssima– e sem provas – ao Juiz Fausto de Sanctis, pediu que a "esquecessem" ?
20.É verdade que o sr., quando era Advogado-Geral da União, depois de derrotado no Judiciário na questão da demarcação das terras indígenas, recomendou aos órgãos da administração que não cumprissem as decisões judiciais?
21.Quais são as suas relações com o site Consultor Jurídico? O sr. tem ciência das relações entre a empresa de consultoria Dublê, de propriedade de Márcio Chaer, com a BrT?
22.É correta a informação publicada pela Revista Época no dia22/04/2002, na página 40, de que a chefia da então Advocacia Geral da União, ou seja, o senhor, pagou R$ 32.400,00 ao Instituto Brasiliense de Direito Público - do qual o sr. mesmo é um dos proprietários - para que seus subordinados lá fizessem cursos? O sr. considera isso ético?
23.O sr. mantém a afirmação de que o sistema judiciário brasileiro é um "manicômio"?
24.Por que o senhor se opôs à investigação das contas de Paulo Maluf no exterior?
25.Já apareceu alguma prova do grampo que o sr. e o Senador Demóstenes denunciaram? Não há nenhum áudio, nada?"



Gostaria de ver muito essas respostas...



Felipe



Ser pai é uma experiência fascinante. Quando a gente está se acostumando com o jeitinho do pimpolho, ele cresce, fica diferente, surpreende com novas atitudes e com o jeitinho cada vez mais inconfundível. Cada dia de um bebê é distinto do dia anterior. Quanto a mim, isso desafia minha rotina e minhas concepções, meu modo de agir e pensar. Sem perceber, pareço estar me tornando uma pessoa melhor. Estar com o Felipe me basta para trazer felicidade como nada até então. Amor indescritível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário